segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Porque Aprender Música?



É tão interessante, mas desde a antiguidade grega os benefícios do aprendizado da música já eram conhecidos. A estrutura melódica que era usada, na época, na educação das crianças é a mesma que fascina todas as idades equase todas as civilizações no decorrer da história.

Nos países desenvolvidos, desde os tempos remotos até os dias de hoje, o aprendizado da música foi e é imprescindível para a educação das crianças.

Os benefícios do aprendizado musical são incalculáveis. Basta fazer uma rápida busca na internet e você se perderá com tantos estudos que comprovam esses benefícios.

As atividades musicais planejadas e bem orientadas, nas mãos de profissionais especializados e competentes, são tão poderosas que promovem transformações importantes da formação da personalidade do indivíduo.

Quanto mais cedo uma pessoa tem a oportunidade de estudar música, maiores serão os benefícios, porém a idade não é um obstáculo. Estudos comprovam que a música é capaz de promover conexões neurais em idosos, o que se acreditava não ser mais possível com o avanço da idade.

O aprendizado de música favorece significativamente o desenvolvimento de vários  
aspectos como linguagem, crescimento cognitivo, interação social, capacidade de comunicação e de expressão, criatividade, observação, concentração e habilidades motoras.

Várias áreas do cérebro são ativadas ao mesmo tempo quando se toca um instrumento musical. Utiliza-se cálculo, leitura, coordenação motora com movimentos diferentes nas mãos e nos pés, o sentido da audição, tato e visão também são exigidos, além da expressão, do prazer e o sentimento que automaticamente está inserido na atividade.

As aulas de música são extremamente estimulantes para o intelecto das pessoas. Segundo vários estudos, o aprendizado musical aumenta a área ativa do cérebro, tendo como consequência o aumento da inteligência.

Nenhuma outra atividade da vida humana requer tantos fatores trabalhados ao mesmo tempo, além de ser muito prazeroso. Por isso, aprender a tocar um instrumento musical ou cantar é a mais rica e agradável forma de desenvolvimento global que se pode proporcionar para alguém em qualquer idade.


Além de tudo isso, também é amplamente discutido os benefícios da música na saúde física, mental e espiritual.
As inúmeras experiências dos profissionais da área comprovam que as aulas de música também ajudam muito as pessoas com transtornos psicológicos e doenças neurológicas.

A música exercita nosso cérebro de maneira única e envolve praticamente todas as regiões cerebrais que se conhece. 

Existem evidências suficientes para afirmar que a experiência musical muda nosso cérebro permitindo que as pessoas pensem de forma diferente e treina várias habilidades cognitivas não relacionadas à música.

-STELA MARCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário